Museo Ralli em Punta: gratuidade e beleza

area externaO  Museu Ralli de Punta del Este (ou Museo  Ralli)  construído em 1988, localiza-se no bairro de Beverly Hills e tem exibições permanentes  de arte latino americana e também de esculturas de importantes artistas como Dali, Botero, Volti e Robinson, dentre outros.

Existem 5 museus, um no Uruguai, outro no Chile, mais 2 em Israel  e um na Espanha totalizando mais de 24 mil metros quadrados de construção. Todos são de visita  gratuita e filmagens são permitidas no local.

O Ralli é uma instituição privada sem fins lucrativos, com  a proposta de chamar a atenção do público para a qualidade da arte contemporânea. Em Punta del Este está no centro de um belo parque com mais de 6 mil metros quadrados. Não aceitam doações ou subisídios.

Um dos princípios é de não haver comércio nos museus, o que explica a ausência de livrarias ou bares/cafés, assim os visitantes podem usar suas máquinas fotográficas livremente.

Eles confiam que o público certamente gostará das coleções exibidas, sejam latino-americanas ou européias (do século 15 ao 18 e de períodos pós impressionistas). A escolha dos trabalhos foi determinada por suas qualidades, grande reputação dos artistas ou seu valor de mercado. Muitos dos artistas latino–americanos que têm seus trabalhos expostos  e inclusos nas coleçõe,s são bem conhecidos em seus países de origem, apesar de geralmente não serem muito famosos internacionalmente.

A proposta desta instituição é gerar interesse e prazer em parte do público, tanto pela qualidade das premissas e da arte exibida, como da política. Permitem seus visitantes verem as obras em absoluta privacidade para permiti-los formar suas próprias impressões, sem tours guiados ou auxílios audiovisuais.

Um segundo museu opera em Santiago do Chile desde 1992 e um terceiro em Caesarea (Israel), desde 1993. Um quarto foi fundado em Marbella, na Espanha, em 2000. De volta a Caesarea, uma quinta unidade foi aberta em 2007 e exibe apenas arte clássica. Eles abrigam a mais importante coleção contemporânea do mundo  de artistas latinos vivos.

Vale ressaltar que a organização de museu Ralli foi a primeira  a criar museus em vários países, um precedente seguido por museus internacionalmente conhecidos.

Compartilhe: